A criação de Jesus

Nadine Charbonnel, professora de Filosofia na Universidade de Estrasburgo, propõe uma nova explicação da origem do conceito de Jesus, no seu livro Jésus-Christ, Sublime Figure de Papier. Este é apenas um de uma extensa série de artigos que Neil Godfrey, no seu blogue Vridar, consagrou a discutir este livro.

De acordo com a visão académica convencional, Jesus começou a sua carreira como um homem notável, que impressionou tanto os seus associados mais próximos, que passaram a vê-lo como mais do que um mero homem, após a sua morte. A admiração por Jesus cresceu a tal ponto que, na época em que as epístolas e os evangelhos foram escritos, ele foi considerado uma figura divina celestial ao lado de Deus, alguém que durante a sua estada na terra fora um “novo Moisés", um “novo Israel" e “filho de Deus”. Este Jesus que é encontrado nos evangelhos e epístolas é geralmente reconhecido como uma figura mítica, embora houvesse nalgum momento um “mero mortal” a quem todos aqueles conceitos grandiosos foram concedidos ao longo do tempo. Uma ideia popular do mito de Cristo hoje propõe o contrário: que Jesus começou como uma figura celestial e que a sua carreira terrena foi um desenvolvimento “mitológico/teológico” posterior.

Nanine Charbonnel [NC], no seu livro “Jésus-Christ, Sublime Figure de Papier” propõe que há mais poder explicativo em substituir ambas as trajetórias (do humano ao divino e do celestial ao terrestre) por uma espécie de “big bang” em que ambos os atributos essenciais de Jesus, divinos e humanos, apareceram juntos. O método pelo qual este Jesus emergiu segue as mesmas técnicas literário-teológicas judaicas que geraram outras figuras e eventos bíblicos: isto é, por várias maneiras de jogar com os significados das palavras, sons e imagens que foram encontrados nas “Sagradas Escrituras”, e por um rico uso de alegoria e metáfora. Veja a caixa abaixo para ilustrações deste ponto.

Por exemplo: o nome e personagem de Abraão, que significa “pai de muitas nações”, foi construído para ser representativo de “muitas nações”; os gémeos Jacob e Esaú, e depois os doze filhos de Israel, foram criados para corresponder às doze tribos, e várias dessas figuras receberam papéis narrativos correspondentes aos destinos históricos do povo que supostamente representavam; as águas foram divididas e reunidas para permitir que a terra vivificante apareça, e este motivo foi repetido com a criação do novo mundo fundado pela família de Noé, e novamente com a nova nação de Israel a nascer, através do Mar Vermelho e do Rio Jordão, e novamente quando Eliseu assumiu as rédeas de Elias, ao cruzar o ribeiro que milagrosamente se abriu para ele... e novamente quando os próprios céus se separaram, no início do ministério de Jesus. Vemos técnicas aparentadas a operar, com o desenvolvimento da figura do Filho do Homem a emergir, primeiro como uma metáfora, em Daniel, e associada às imagens de outra figura metafórica para Israel, o Servo Sofredor de Isaías, e como este Filho do Homem literário se tornou um "real" Filho do Homem, habitando no céu na época dos escritos atribuídos a Enoch. A ideia de Paulo, de que uma figura salvadora tinha sofrido uma maldição, ao ser pendurada numa árvore, parece ter sido inspirada por uma reflexão criativa sobre a oferenda de Isaac no Génesis, e outra passagem no Deuteronómio. Certas correspondências entre Jezabel e Ester levaram alguns estudiosos a sugerir que Ester foi criada em parte como um contraponto justo à ímpia Jezabel. E assim por diante – os exemplos podem ser multiplicados muitas vezes (e os listados aqui representam apenas alguns dos métodos criativos empregados). [Misturei alguns dos exemplos de NC com alguns outros que li em várias outras publicações — Neil Godfrey.]

A relevância para a tese de NC é que a forma como Jesus foi criado foi consistente com a forma como outras figuras nas escrituras judaicas foram criadas. A principal diferença é que a figura de Jesus foi sobrecarregada com mais camadas de tropos das escrituras do que outras. Mas havia uma boa razão para essa sobreposição reforçada: o Jesus dos evangelhos estava a ser criado como a personificação do próprio Israel novo e ideal, ou seja, o Israel da profecia que estava cheio da presença de Deus. Começamos a entender aqui a origem da união de duas naturezas em Jesus, a humana e a divina.

Então, chegamos agora ao novo passo de NC na sua discussão sobre a encarnação de Jesus. Artigos recentes neste blogue abordaram a forma como Jesus foi moldado para representar os heróis bíblicos principais (Adão, Isaac, José, Moisés, Josué, Elias, Eliseu) e até mesmo o povo de Deus coletivamente, o novo Israel, a união de judeus e gentios num novo corpo. Esta, no entanto, foi apenas metade da história. NC chama a isto a personificação “horizontal” de Jesus. Jesus também foi a personificação do divino e de todas as coisas ordenadas para a adoração a Deus, incluindo o templo. Mas NC começa com o tabernáculo do deserto, a tenda em que Deus habitou pela primeira vez entre o seu povo. Jesus também é a personificação da própria Escritura, a Palavra de Deus e o próprio nome de Deus. A tese de NC é que o Jesus do evangelho foi o produto único desses dois tipos de personificação, a horizontal e a vertical.

Lembremos ainda, de artigos anteriores, a frequência da confusão entre o literal e o figurativo que NC aponta nas Escrituras judaicas. Às vezes, o leitor fica a perguntar-se qual é qual. Assim é com os evangelhos.

NC vê três "construções" horizontais-verticais primárias que constituem a figura do Jesus evangélico:

  1. Como a personificação do Povo, a pessoa chamada “Yahweh Salva” (=Jesus) é simultaneamente a personificação-encarnação do Filho de Deus.
  2. Como nação de reis e messias, ele é a personificação-encarnação do Templo.
  3. Mais precisamente, ele é a personificação-encarnação da Presença de Deus, a shekinah, que originalmente estava no Tabernáculo ou Tenda. Agora, a palavra que é traduzida como tabernáculo/tenda (no Septuagint) é usada noutro local como uma referência ao corpo humano. Mas chegaremos a isso em devido tempo.

No resto deste capítulo, detalhamos em profundidade os três componentes do evangelho de Jesus e tentarei abordá-los no próximo artigo (ou talvez três). Uma discussão posterior explora os detalhes de Jesus como o Nome, Palavra e Lei de Deus.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mamã, queremos viver!

Interseccionalidade e Teoria Crítica

São fascistas, sim