24 de junho de 2009

Porque acreditamos em deuses

Transcrição em português

Este vídeo tem dado muito que falar ultimamente. Filmado na Convenção American Atheists'09 em Atlanta, Georgia, EUA, em Maio deste ano, e publicado, entre outros lugares, no site de Richard Dawkins e no nosso português Portal Ateu, nele o psiquiatra dr. Andy Thomson explica as bases de uma Neurologia do pensamento religioso.

Trata-se da explicitação dos mecanismos cognitivos criados durante a nossa evolução e de que o pensamento religioso se apodera. Aqui se mostra porque tantas ideias contra-intuitivas (para não dizer disparatadas) da religião são fáceis de aceitar para o comum das pessoas e porque o pensamento céptico exige quase sempre mais esforço.

Como eu sei que muitos dos meus amigos portugas, embora saibam algum inglês, não têm a fluência suficiente para acompanhar esta conferência, resolvi transcrever todos estes 50 minutos de ideias fascinantes em Português. Qualquer erro, já sabem, fui eu. Isto deu-me montes de trabalho, portanto correspondam e façam o favor de ler.

Link para a transcrição (O melhor é ver o vídeo e ler o texto ao mesmo tempo).

 

2 comentários:

  1. Grande trabalhão que tu tiveste...
    Agora tens de tentar divulgar esta tradução o mais possível no portugal ateu ou outros.
    Abraço,
    Rui

    ResponderEliminar
  2. Os portugueses nos deixaram excelentes heranças.
    Só lamento uma. A maldita e atrasada religião, que se juntou às dos africanos e índios e deu neste atraso cultural brasileiro.
    abraços.

    ResponderEliminar

Comente, mesmo que não concorde. Gosto de palmadas nas costas, mas gosto mais ainda de polémica. Comentários ofensivos ou indiscretos podem vir a ter de ser apagados, mas só em casos extremos.