4 de junho de 2013

Os GIFs animados

Uma gravura vale mil palavras e uma expressão facial, então…

eyeroll-o

Este estava em www.gifsoup.com na secção Eyeroll, que é como quem diz em português, não há pachorra!

O formato GIF (Graphic Interchange Format ou Compuserve GIF) é um dos modos básicos de meter gravuras numa página Web. É mais pobre que o formato JPG, mas as gravuras podem ter formas irregulares e “buracos”, ao contrário dos jotapegues que são sempre rectângulos. Como imagens estáticas os GIFs estão hoje largamente ultrapassados pelos PNGs (Portable Network Graphics) que também têm transparências mas atingem a mesma riqueza de cor dos jotapegues.

Mas há uma habilidade residual dos GIFs: podem ser usados como pequenos filmes! Muita gente gosta de meter estas pequenas cenas cómicas ao canto dos seus textos. Na www.gifsoup.com há uma grande coleção de GIFs animados e também forma de criar os seus a partir de uma sequência de qualquer clip do Youtube.

Pena é que o Facebook não os admita. Ou melhor, admite-os mas ficam parados. Ficam restritos aos blogues e outras páginas da Web…

Aqui vão mais alguns exemplos:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente, mesmo que não concorde. Gosto de palmadas nas costas, mas gosto mais ainda de polémica. Comentários ofensivos ou indiscretos podem vir a ter de ser apagados, mas só em casos extremos.