Entrevista a David Fitzgerald

Na edição em português de Nailed: Dez Mitos Cristãos que Mostram que Jesus Nunca Sequer Existiu

David Fitzgerald é um autor irlandês-americano, um investigador histórico e um ativista ateu de São Francisco, Califórnia. Foi diretor e co-fundador do primeiro Festival de Cinema Ateu do mundo e Evolutionpalooza!, a celebração mais antiga do Dia de Darwin de São Francisco. Escreveu vários livros de esclarecimento e entretenimento sobre a religião a partir de uma perspetiva ateia, incluindo a série The Complete Heretic's Guide to Western Religion e Nailed, o seu exame da evidência histórica para Cristo - que acaba de ser lançado em português.

Em primeiro lugar, parabéns pela nova tradução portuguesa do seu livro Nailed: Dez Mitos Cristãos que Mostram que Jesus Nunca Sequer Existiu. É uma boa notícia para os muitos leitores da língua portuguesa. Tenho a certeza de que a ideia de que Jesus da Galileia não foi um personagem histórico, mas um mito religioso surpreenderá a maior parte do público, ainda mais entre os falantes lusófonos, uma vez que se baseia principalmente no trabalho de estudiosos nos EUA. Para os religiosos, a ideia de que Jesus não foi uma pessoa real é naturalmente chocante, mas mesmo ateus e agnósticos, educados dentro de uma cultura cristã, resistem muito a considerar a possibilidade. Como é que começou a encarar essa ideia?


David Fitzgerald
David Fitzgerald

É engraçado: dezassete anos atrás, a ideia de que poderia não haver um Jesus verdadeiro nunca me tinha ocorrido. Ironicamente, foi quando tive a curiosidade de saber o que Jesus realmente terá dito e feito (e que partes dos Evangelhos eram apenas acrescentos lendários) que comecei a olhar seriamente para a evidência de Jesus. Resumindo, agora estou convencido, não de que os Evangelhos são apenas mitos sobre uma pessoa real – mas que o próprio Jesus é uma figura completamente mítica dos primeiros cristãos.

Qual foi a reação do público ao seu livro? Diga-nos qual foi o feedback, primeiro, dos cristãos, e depois, dos ateus.

David Fitzgerald
Capa da edição em português de "Nailed: Dez Mitos Cristãos que Mostram que Jesus Nunca Sequer Existiu"

Bem, não surpreende ninguém que o público religioso odeie Nailed! Estou principalmente feliz e grato que o livro tenha sido muito bem recebido pela comunidade secular. Mas fiquei bastante surpreso com a reação de alguns ateus. Não era que simplesmente discordassem ou pensassem que eu estava errado; isso é natural. Era a ferocidade com que insistiam que HAVIA um Jesus, e que era absurdo e louco pensar o contrário.

Por que acha que há tanta resistência entre os não-crentes à ideia de que Jesus era um mito religioso?

Penso que há várias razões, incluindo a reação que tive quando desenvolvi essa perceção crescente: Hmmm... Estou a começar a pensar que esse tipo nunca existiu... de forma nenhuma! Fiquei estupefacto. Não conseguia acomodar-me. Como poderíamos ter esse mundo cristão feudal gigantesco se nunca tivesse havido um Jesus? E suspeito que, para muitos ateus, essa noção espantosa dispara os mesmos alarmes que quando vêem malucos a falar sobre a Atlântida ou o Bigfoot, ou que a viagem à Lua foi uma encenação.

E, para ser justo, existem várias teorias de Jesus mitológico que são absurdas de todo (por exemplo, a ideia de que o cristianismo foi inventado pelos romanos como meio de controlo social). Mas, basicamente, muitos ateus, incluindo historiadores seculares, herdaram o presunçoso desprezo cristão de qualquer tipo de teoria de um Jesus mitológico.

E há um fenómeno sério de polarização nos estudos bíblicos modernos a que chamo a Analogia de Belfast. Discuto muito mais esta situação atual no meu novo livro que acompanha Nailed, intitulado Jesus: Mything in Action (que também será lançado em português, mas não para já).

Os falantes de português são na esmagadora maioria católicos, com uma recente e crescente minoria de evangélicos, principalmente no Brasil e em África, menos em Portugal. O estudo bíblico é muito menos importante entre os católicos do que entre os protestantes, pois para estes esse livro é a principal fonte de sua fé. A Igreja Católica prefere reivindicar o que chama continuidade apostólica – a ideia de que sua igreja é a mesma que Jesus fundou e que a sua autoridade se tem transmitido a toda a sucessão de papas. Mas eles também estão em apuros se o fundador não for real, não acha?

Absolutamente – e eu acho que sempre souberam muito bem como é precária esta alegação. Dito isto, pessoalmente eu não acho que valha a pena debater com os crentes a questão histórica de Jesus, precisamente porque mata o diálogo. Não precisamos que Jesus seja um mito. Se acontecer que estamos errados e um dia apareça uma boa evidência de um Jesus histórico, o cristianismo não começa de repente a fazer sentido. Ainda seremos bons ateus. Os cristãos, entretanto, não podem dizer isso. Eles não podem sequer desfrutar de agnosticismo descontraído sobre a mera possibilidade do miticismo. Precisam que Jesus NÃO seja um mito.

Infelizmente para eles, ele é um mito.

E isso é verdade, quer seja, em última instância, o campo do Jesus histórico ou o campo do Jesus mito a ganhar. O "Jesus da Fé" é desacreditado de qualquer maneira.

Como ateu, você acha que a existência ou inexistência de um Jesus histórico é importante?

Só se Jesus for importante; e honestamente, talvez já não seja muito importante.

O que é importante sobre esse argumento – e o que faz valer a pena discutir – é que ele mostra o que podemos e não podemos saber sobre quem ou o que Jesus realmente era.

Tudo o que aprendemos a partir deste argumento histórico – em ambos os lados – ajuda-nos a denunciar o bluff de quem diz que sabe como Jesus quer que você se comporte, pense ou vote.

E isso é uma coisa muito valiosa para todos os ateus!

O miticismo de Jesus parece pertencer a uma tendência de descrédito de mitos e de escrituras religiosos muito prezados. O Antigo Testamento viu a narrativa do êxodo do Egito e a do reino de Salomão deixarem de ser consideradas históricas (esquecendo os contos da criação e do dilúvio, que apenas os mais fanáticos religiosos levam a sério), e até mesmo a história da criação do Corão parece ser cada vez mais atacada por investigadores curiosos. Você acha que as principais religiões monoteístas estão sob o ataque dos historiadores?

Durante milénios, em todo o mundo, várias tribos religiosas foram informadas de que eram Povo Escolhido® do Único Deus Verdadeiro® sob o ataque do resto do mundo maléfico. É por isso que até hoje se opõem à ciência, à sátira, ao pensamento crítico, à arte, à história – qualquer tipo de pensamento livre que ameace as suas preciosas crenças. Querem que o universo seja minúsculo e simples e se sintam todos seguros sob o controlo de um pai autoritário. Essa visão do mundo desajeitada, primitiva, infantil é que está sob ataque. Essa ilusão confortável é que é posta em causa pelo peso absoluto do nosso incrível, belo, terrível, espantosamente vasto e maravilhoso universo.

Que diria aos nossos leitores para excitar a sua curiosidade de lerem o livro?

Nailed simplesmente mostra dez formas pelas quais a história que sempre foi contada sobre Jesus não passa no teste da realidade. É uma leitura fácil, divertida, informativa e uma boa introdução aos sérios argumentos da teoria do mito de Jesus. Se tem um amigo ou parente que acha que sabe o que Jesus pretende da sua vida, este livro vai dar-lhe algumas ferramentas úteis que o ajudarão a questionar essa certeza!

Comentários

  1. A DÚVIDA É A MAIOR DE TODAS AS FERRAMENTAS PARA SE QUESTIONAR O INDECIFRÁVEL. SOU CRISTÃO POR HERANÇA MAS SEMPRE ME POSICIONEI NO SENTIDO DA NÃO EXISTÊNCIA DESTE SER "IDEAL" E MARAVILHOSO CHAMADO JESUS CRISTO. SOU EXTREMAMENTE CÉTICO A RESPEITO DAS COISAS DO SER ENQUANTO SER.

    ResponderEliminar
  2. Pesquisando sobre Jesus Cristo : Por que ele não é citado por qualquer historiador, pensador ou narrador dos séculos I e II ? Autores daquela época : Sêneca (nascido 4 anos antes da era comum – morto 65 anos depois da era comum), Plínio, o Velho (23 - 79), Quintiliano (39 – 96), Epitectus (55 – 135), Marcial (38 – 103), Juvenal (55 – 127), Plutarco (46 – 119), Plínio, o Jovem (61 – 113), Suetônio (69 – 122), Tácito (56 - 120), Philo-Jadaeus (15 aec – 50 dec), Flavius Josephus (37 – 103), Justus de Tiberíades (Século I).
    Nenhum deles cita um Jesus Cristo em seus textos. (As breves referências sobre ele feitas por Josephus, Suetônio e Tácito foram consideradas interpolações e não textos autênticos). Como a História Romana daquela época poderia ignorar um Personagem que se diz ter enfrentado aquele Império, mais as convulsões que ele teria provocado? Como poderia ele ser um nazareno se a aldeia de Nazaré só veio a surgir no século III-IV ?
    Por que ele só é citado nos Evangelhos, cujos autores, bem posteriores, não são judeus, já que eles desconhecem a geografia da Judeia-Palestina e divergem quanto aos costumes da região? Ele não é citado também nos Manuscritos do Mar Morto (descobertos nos anos 1940-1950), um conjunto de textos fragmentados de períodos anteriores e posteriores ao início da Era Comum. Assis Utsch

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Comente, mesmo que não concorde. Gosto de palmadas nas costas, mas gosto mais ainda de polémica. Comentários ofensivos ou indiscretos podem vir a ter de ser apagados, mas só em casos extremos.

Mensagens populares deste blogue

Mamã, queremos viver!

Interseccionalidade e Teoria Crítica

Susan e Janis