Um Conto de Duas Caixas, Éticas Sexuais em Contraste

Tradução do artigo "A Tale of Two Boxes, Contrasting Sexual Ethics", no blogue Love, Joy, Feminism, de Libby Anne. Trata-se de uma autora com muito público, do canal não religioso (ateu) do portal de discussões sobre religião Patheos. Educada numa família fundamentalista cristã, Libby Anne foca-se habitualmente no seu percurso de deconversão e discute problemas enfrentados por quem fez o mesmo caminho.

Imaginemos que todos têm duas caixas, uma na qual colocam todos os actos sexuais que acreditam serem errados, e o outro em que colocam todos os actos sexuais que acreditam estarem certos.

Não só os conservadores e os progressistas dividem os actos diferentemente entre as duas caixas, mas também rotulam as duas caixas de maneira diferente.

(Já discuti esta ilustração em postagens sobre retórica política sobre casamentos homossexuais e visões evangélicas sobre violação, mas queria publicar este assunto isolado para aqueles que talvez desejassem hiperligar aqui).

Ética sexual conservadora e progressista
Poderíamos adicionar caixas para a visão católica, que, em vez de simplesmente se basear no que Deus ordena ou proíbe diretamente, baseia-se na "Lei Natural" e sustenta que o sexo deve ser procriativo e unitivo (assim, o sexo conjugal usando controle de natalidade iria para a caixa caixa "proibido" porque separa o sexo do seu propósito procriativo e a violação entraria na caixa "proibido" porque não é unitiva).

Além disso, membros de escolas de pensamento religiosas progressistas podem subdividir a caixa "consensual" no que é permitido ou não permitido pelas suas crenças religiosas. De muitas formas então, a ilustração acima serve como ponto de partida para a discussão, não como fim.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mamã, queremos viver!

Interseccionalidade e Teoria Crítica

Susan e Janis