Três híbridos em série impressionantes
Eis três veículos impressionantes que mostram o futuro das novas tecnologias automóveis. Os três são híbridos plug-in em série (gerador-bateria-motor) com motores eléctricos inseridos nas rodas, logo sem qualquer espécie de transmissão mecânica.
Plug-in quer dizer que podem ser carregados por uma tomada de corrente doméstica. O gerador é um pequeno motor de combustão interna que só é chamado a trabalhar se a viagem for muito longa ou o condutor for muito tipo fórmula um. Todas as baterias são de iões de lítio, como baterias de telemóvel gigantes. É de notar que só um deles saiu dos esforços da grande indústria (Mitsubishi).
Mini QED
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O Mini QED é um veículo de demonstração de alta performance criado pela PML Flightlink (empresa inglesa que também fabrica micromotores para electrónica, joysticks, etc.), pioneira da roda-motor, para chamar atenção para esta tecnologia por parte da indústria automóvel e do público. A tracção às quatro rodas é controlada por um computador com inteligência artificial.
Segmentos no YouTube:
http://www.youtube.com/watch?
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http://www.youtube.com/watch?
Notícia em Autoblog.com:
http://www.autoblog.com/2006/07/21/pml-s-mini-qed-boasts-640-in-wheel-electric-horsepower/
Website da PML Flightlink
http://www.pmlflightlink.com/archive/news_mini.html
VentureOne
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O VentureOne é um triciclo híbrido em série com rodas-motores traseiras, sobre uma outra plataforma já de si revolucionária: o triciclo oscilante holandês Carver. A empresa Venture Vehicles, de Los Angeles, promete ter carros prontos para experiência no fim deste ano, embora pareça difícil que consiga cumprir.
Mas a promessa é e-s-p-e-c-t-a-c-u-l-a-r !
http://www.flytheroad.com/ – Para além de fotos e características do VentureOne, a página de vídeos tem uma série de avaliações do Carver, pelo Top Gear da BBC e outros. O Carver ainda tinha uma tracção tradicional, com um motor a gasolina de 600 cc turbo.
Mitsubishi Evo MIEV
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A Mitsubishi é a única major a dedicar-se a esta tecnologia e apostou em criar um Mitsubishi Evolution com as mesmas performances mas com rodas-motores eléctricas, e parece que conseguiu!
Mitsubishi Evo MIEV (Mitsubishi In-wheel Electric Vehicle)
Rodas-Motores
As rodas-motores (in-wheel motors) são uma tecnologia antiga que renasceu recentemente mas há já várias aplicações, inclusive autocarros de transportes colectivos a circular na Suécia. A Bridgestone estuda como configurar os motores dentro das rodas para serem mais leves e servirem de amortecedores (os problemas desta tecnologia são aumentar o peso e inércia das rodas, bem como não isolar os motores da vibração da estrada). Como é óbvio, o motor eléctrico tem de estar numa caixa estanque e os seus contactos têm que ser protegidos da água...
Os factores positivos são decisivos: os motores nas rodas tornam obsoletos todos os mecanismos de transmissão e um pesado motor central de combustão interna ou eléctrico, minorando o peso do veículo, reduzindo drasticamente o atrito mecânico e aumentando o espaço disponível para os passageiros; permitem recuperar a maior parte da energia cinética durante as travagens com os próprios motores a servirem de geradores e ao mesmo tempo fornecendo travagem eléctrica eficiente; permitem o controlo electrónico de toda a tracção/travagem, simplesmente com o uso de software e prescindindo de mecanismos electromecânicos complexos e caros (ABS, Traction Control, etc.).
Fora do sector automóvel, muitos combóios modernos usam rodas-motores, bem como muitas máquinas industriais e accionadores comandados por computador.
História
Ferdinand Porsche (ele mesmo) criou este híbrido em série em 1900 e bateu o recorde de velocidade com 37 km/h!
As vantagens dos motores nas rodas atraíram alguns inventores que registaram patentes ainda no séc. XIX. Por volta de 1900, Ferdinand Porsche arranjou o primeiro emprego na firma Lohner, na Boémia do Norte, hoje República Checa e criou o seu primeiro carro. Como pode ver na foto, era um híbrido em série, com motores nas rodas da frente. O carro foi um sucesso, a Mercedes foi buscar o jovem prometedor e o resto, como se costuma dizer, é História!
Porsche abandonou os carros eléctricos porque a gasolina na altura era muito barata e os motores eléctricos muito caros. As baterias eram os pesadelos que se sabe. Mas só um génio consegue que um design seu acabe por obter sucesso mais de 100 anos depois!
Este carro de Porsche e algumas patentes do século XIX foram estudados pelos engenheiros da NASA quando nos anos 70 criaram o Lunar Rover, também com rodas-motores, para andar na Lua nas missões Apolo.
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