Mensagens

A mostrar mensagens de fevereiro, 2010

Mais sangue na água

Recebo uma newsletter diária sobre assuntos económicos europeus, Eurointelligence Daily Briefing . Como já disse na mensagem anterior sobre este assunto, as coisas não parecem boas para o nosso país:   Paolo Manasse sobre se a crise poderia ter repercussões na Itália A Itália não tem sido o centro das atenções da crise recente, mas Paolo Manasse, escrevendo em Lavoce , teme que, enquanto a Grécia e Portugal estão na primeira linha de fogo da crise, Espanha e Itália podem estar no segundo, uma vez que os problemas continuam por resolver. Ele argumenta que o governo italiano deve tomar medidas de adaptação para proteger o país. ( Eurointelligence Daily Briefing , 24.2.2010)   Será Portugal o próximo? O Financial Times relata que Portugal vai emitir até € 20 mil milhões em títulos do governo este ano, depois de € 16 mil milhões em 2009. O governo socialista estava em processo de finalização de um plano de estabilidade para mostrar uma redução do défice de 9,3% para ...

O arco do PPD

Imagem
Qual é o centro de Portugal? Não o geométrico, mas o imaginário, o político? Para mim, talvez para toda a gente, é o Arco da Rua Augusta. A porta de Lisboa, o centro do poder. Exactamente nesse sítio, no lugar mais à vista de todo o País, está escondida uma inscrição. Escondida pela sua enorme notoriedade. A maioria dos portugueses já passou por ali, muitos milhares passam todos os dias. Olham e não vêem, lêem e não compreendem. Eu sou um deles.

Sangue na água

Imagem
Portugal está prestes a ser atacado. Submarinos, fragatas, caças supersónicos ou brigadas blindadas não servirão de nada. Os cidadãos escusam de pensar em armar-se: não há nada que possam fazer. Massivas forças especulativas, com verbas já mobilizadas no valor de milhares de milhões de euros, preparam-se para destruir a pouca prosperidade que ainda temos.

Nda

Playing for change (Tocando para a Mudança) é um movimento, um documentário, uma ONG. Junta músicos de todo o Mundo a tocar a mesma canção em conjunto, em cumplicidade alegre com uma mensagem de paz e concórdia. Muitos são músicos de rua, outros estrelas. Devia começar por mostrar esses vídeos mundiais, mas esta canção no site cativou-me. Nda , foi o que a mãe de Jason Tambo lhe disse ao despedir-se. Não sei o que quer dizer. Adeus, porta-te bem, não te esqueças de mim… Seja como for, é uma canção muito doce e carinhosa. Ponham lá o que as vossas mães vos disseram na despedida, para uma ausência longa, curta ou definitiva, e vão ver que a canção vos toca num ponto muito especial.

Dois Bares

Gosto, de vez em quando, de sair à noite. Nunca gostei de discotecas. Demasiado barulho e eu não sei dançar. Prefiro os bares ou pubs. Bom ambiente, música boa que não torne impossível conversar, umas bejecas e amigos por companhia. Perfeito.

Um mundo sem deuses

Sigo o site de Richard Dawkins no Twitter e outro dia recebi um pio ( tweet ) para uma página no Facebook que pretende juntar até Junho um milhão de pessoas que acreditam na evolução das espécies . Parece ter sido começada este mês e já tem mais de 116.000 aderentes. É uma resposta a outra página que pretendia arranjar, também até Junho, um milhão aderentes incrédulos da dita cuja evolução . Esses têm neste momento apenas cerca de 26.500, embora, obviamente, tenham começado primeiro (e têm um erro de ortografia no título).