26 de abril de 2008

Desenhos com mesa digitalizadora

[ESTE TEXTO NÃO EXISTE NA MINHA PÁGINA PESSOAL]
Sempre quis ter uma mesa digitalizadora, que me permitisse realmente desenhar no computador. O rato é um instrumento grosseiro, porque usa os músculos errados, as ligações psicomotoras erradas. Para desenhar, há que usar as pontas dos dedos e as suas ligações ao cérebro, fruto de milhões de anos de evolução.

Durante anos, não pude ter uma, porque uma mesa Wacom custava perto de 400 €, mas descobri que baixaram bastante de preço. Finalmente tenho uma NGS DrawMaster (made in China) e estou a adorar.

Isto é um desenho feito sobre uma foto da minha neta, usando o GIMP2.

© Carlos Cabanita 2008. Free to copy & publish but must indicate author, modification not allowed.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Muito bom Carlos! Deve ficar legal tambem no Corel que é vetorial. Dava pra informar o modelo e tamanho desta mesa? É que eu tambem sempre sonhei em ter uma, mas nunca tive por falta de verba.

    ResponderEliminar
  3. Tenho essa Drawmaster da NGS e posteriormente comprei também uma Wacom Bamboo One. Ambas superfícies de trabalho são +/- o A5 deitado. Creio que mesas maiores tornam-se incómodas, a não ser talvez com o Autocad e quejandos. Para desenhar gosto deste formato. Ambas mesas custam à volta de 40€ (FNAC Forum Almada). Em desenho vectorial, Corel e Illustrator funcionam bem e são capazes de usar a função pressure (traço de espessura variável conforme a pressão). Photoshop e GIMP também respondem bem a esta função, na versão fotográfica. A mesa Wacom trazia um sofware próprio um pouco infantil mas muito eficaz, Art Rage 2. Não tenho usado o Painter, mas julgo que também é compatível. Recortar máscaras no Photoshop usando a caneta é um despacho!
    O melhor software para desenho vectorial não é nem o Corel nem o Illustrator, é o programa Open Source Inkscape, que responde muito bem às variações de pressão e grava no formato Web standard SVG (www.inkscape.org).

    ResponderEliminar
  4. Obrigada por partilhar a sua opinião. Para mim foi uma ajuda.

    ResponderEliminar
  5. Carlos, você ainda usa a Wacom Bamboo One?

    Sendo a superfície de trabalho próxima de um A5 deitado, significa que o arquivo no computador também deve obedecer este limite. Ou é possível trabalhar com arquivos nas dimensões de uma folha A2 ou A3???

    Outra dúvida é saber se o "Bamboo" é bom para desenhar traços vetoriais no Corel Draw, para depois poder ajustar o traçado pelos pontos...

    Desde já agradeço a atenção.

    ResponderEliminar

Comente, mesmo que não concorde. Gosto de palmadas nas costas, mas gosto mais ainda de polémica. Comentários ofensivos ou indiscretos podem vir a ter de ser apagados, mas só em casos extremos.