Mentirias aos teus filhos?
"Mentirias deliberadamente aos teus filhos?" – pergunta o rabi Adam Chalom, doutorado em Humanismo Hebraico pela Universidade de Yale, EUA. – "Dirias que foi isto que aconteceu quando sabes que não foi isto o que aconteceu? Há uma questão ética aqui".
O rabi Chalom refere-se à crença popular de que a a narrativa da Bíblia judaica corresponde a eventos históricos. De facto, é sabido entre os arqueólogos bíblicos há quase três gerações que os Cinco Livros de Moisés (a Torah) e a História Deuteronomística dos Nevi'im (incluindo os livros de Josué, Juízes e Samuel) correspondem tanto a uma descrição da história antiga do povo judeu como como O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien, é uma descrição literal da Primeira Guerra Mundial.
A maioria das pessoas judaicas de alguma cultura, incluindo os rabis, aceita hoje (embora raramente o diga em público) que as histórias dos patriarcas são simples mitos, que os israelitas nunca estiveram no Egito, que Moisés é um personagem lendário sem existência histórica, que nunca houve um Êxodo nem uma conquista militar triunfal de Canaã.
Além do mais, a arqueologia mostra o monoteísmo como um caso relativamente recente entre os judeus. Jeová tinha uma esposa, Asherah, documentada em estátuas votivas e inscrições.
E as outras religiões abrâmicas?
Admitidamente, descobrir que as histórias bíblicas são míticas é mau para a fé judaica, quiçá enfraquece também a sua justificação para ocupar a terra de Israel. Mas tem também um efeito inesperado nas narrativas das outras religiões do livro.
O Corão refere-se a Musa (Moisés) como um profeta várias vezes, assim como a Abraão. O que é um embaraço, se tanto Moisés como Abraão são mitos. Se se trata da palavra de Alá, ditada pelo arcanjo Gabriel, não deveriam eles estar ao corrente disso?
Do mesmo modo, nos Evangelhos, Moisés e Abraão são referidos por Jesus. O que parece demonstrar que Jesus, ou quem escreveu as histórias, tinha apenas acesso à cultura disponível naquele lugar e tempo e a nenhuma informação divina.
Notas
Did the Exodus Really Happen? – Rabi Volpe (apesar de não acreditar no Êxodo, este rabi continua crente e escreve num jornal religioso).
Deconstructing the Walls of Jericho -- Prof. Ze'ev Herzog (PDF) – sumário muito bom do conhecimento da arqueologia de Israel em 1999.
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