O Significado Gnóstico do Êxodo - R. Salm comenta H. Detering (5)

É fácil fartar-se com as muitas seitas e nomes que povoam a história da religião. Este e o próximo post mencionam os Terapeutas, o Mandaísmo, os Falasha, o Zoroastrismo, o Maniqueísmo, o Gnosticismo, o Budismo ... No entanto, defendo que tempos e lugares diferentes têm nomes diferentes para a mesma coisa – neste caso, o caminho para o conhecimento da vida (literalmente, Manda d'Haije em mandaico). Eu aconselho o leitor a focar-se na unidade de doutrina e perspetiva subjacentes, em vez de na pletora de nomes bastante enganosa. Desta forma, apreciará melhor a tentativa corajosa do Dr. Detering de construir uma ponte entre culturas e religiões cruzadas entre o Oriente e o Ocidente, baseada num exame do Êxodo, da travessia, do atingir "o outro lado".


Para o historiador da religião, a natureza e a expressão da crença são mais importantes que os nomes sectários. – R. Reitzenstein, Die Vorgeshichte der Christlichen Taufe (1929: 258)

TravessiaMoisés atravessando o Mar Vermelho

Nota: A escrita original do Dr. Detering (traduzida, parafraseada ou resumida) segue em castanho.

A extensa primeira secção do artigo de Detering, sob a rubrica "A visão gnóstica do Êxodo", estende-se por doze páginas. Esta parte de seu artigo é inovadora, pois até agora a erudição dificilmente se importava com a forma como os gnósticos viam o Êxodo. Para Detering, no entanto, o problema é crítico. Ele argumenta não apenas que o motivo do Êxodo era central para o pensamento gnóstico, mas também que foi central para o surgimento do cristianismo. Para Detering, tudo tem a ver com o conceito de "travessia".

No fim, Detering revê como o Êxodo foi visto pelos Terapeutas, por Simão Mago, pelos Peratas, pelos Naasenos, O Testemunho da Verdade (NHL IX.3), O Evangelho da Verdade (NHL I.3), as Odes de Salomão, e o livro mandeu de João. Neste e no próximo post, consideramos um possível eixo central entre o Oriente e o Ocidente: a enigmática "seita" dos Terapeutas.

Os Terapeutas – pt. 1

Resumo da evidência

O grupo considerava-se "o povo do Mar Vermelho". Na travessia daquela massa de água, compreendia-se o grande mistério: a passagem da morte para a vida. A partir da descrição de Fílon (a nossa única fonte sobrevivente) sabemos que os Terapeutas reencenavam a travessia do mar durante a noite, cantando e dançando (De Vita, 83 ff). A passagem de Fílon diz:

(85) Então, quando cada coro dos homens e cada coro das mulheres se banqueteou separadamente por si só, como pessoas no bacanal se deleitam, bebendo o vinho puro do amor de Deus, eles se juntam, e os dois se tornam um coro. , uma imitação daquela que, no tempo antigo, foi estabelecida pelo Mar Vermelho, por causa das obras maravilhosas que foram exibidas lá; Porque, pelo mandamento de Deus, o mar tornou-se para uma das partes a causa da segurança, e para a outra a da destruição total; por ser estourado em pedaços, e arrastado para trás por um violento refluxo, e sendo construído de cada lado como se houvesse uma parede sólida, o espaço no meio era alargado e cortado numa estrada plana e seca, ao longo da qual as pessoas passou para a terra oposta, sendo conduzida para o terreno mais alto; depois, quando o mar retornou e correu de volta para o seu antigo canal, e foi derramado de ambos os lados, sobre o que antes havia sido terra seca, os do inimigo que perseguiam estavam sobrecarregados e pereceram.

(86) Quando os israelitas viram e experimentaram este grande milagre, que foi um evento além de qualquer descrição, além de toda imaginação, e além de toda esperança, homens e mulheres juntos, sob a influência da inspiração divina, se tornando coros, cantaram hinos. de ação de graças a Deus, o Salvador, a Moisés, o profeta, guiando os homens, e a Miriã, a profetisa, guiando as mulheres.

Fílon prossegue mostrando como os Terapeutas, em seu canto, reencenam o hilariante canto dos israelitas depois de terem atravessado.

COMENTÁRIO [R.S.]

Tanto Eusébio quanto Epifânio consideraram surpreendentemente que os terapeutas eram os primeiros cristãos. Na verdade, essa visão não foi contestada até meados do século XIX. Mais recentemente, no entanto, a visão de que os Terapeutas eram vistos como cristãos primitivos tem sido uma espécie de constrangimento e geralmente ignorada pela erudição.

TravessiaAs atividades missionárias budistas autenticadas do Imperador Ashoka, c. 250 AEC

A razão é clara: se os Terapeutas tivessem algo a ver com o cristianismo, toda a cronologia dos primórdios cristãos estaria imediatamente em risco. Afinal, se Jesus morreu c. 33 EC, então como pôde Fílon (cerca de 50 EC) escrever sobre uma seita de cristãos alexandrinos apenas alguns anos depois? Paulo ainda não havia escrito suas cartas e o Evangelho de Marcos ainda estava bem no futuro. Além disso, para Fílon, os Terapeutas não são nenhuns recém-chegados. Ele já os encontrara “em muitos lugares” (ponto i abaixo), inclusive em “cada um dos distritos [do Egito], ou nomi como são chamados” (Vita 21).

Assim, os eruditos simplesmente assumem que Eusébio e Epifânio estavam enganados – os Terapeutas obviamente não eram cristãos! A alternativa é impensável: a cronologia cristã aceita está errada. Jesus não morreu c. 33 CE. E a alegação mais provocadora de todas: o movimento "cristão" já antecedeu a mudança da era por várias gerações. Todos esses problemas desaparecem se alguém propõe (como eu) que o verdadeiro fundador do cristianismo foi Yeshu ha-Notsri (crucificado c. 75 AEC). É claro que eruditos, pregadores da Bíblia e pastores em todo o mundo não irão por aí.

Mas nós devemos ir por aí. Datar as origens cristãs de várias gerações anteriores acomoda os dados, pura e simplesmente. Acomoda os Terapeutas "cristãos" de Fílon e também outras anomalias na literatura: a visão de Epifânio de que a seita dos Naazenos era “pré-cristã” (Pan. 18), a visão de R. Bultman de que os mandeus eram “pré-cristãos", E o argumento de R. Reitzenstein de que a visão de Fílon sobre o batismo já depende da prática dos mandeus (Die Vorgeschichte Der Christlichen Taufe, 1929: 105).

Dado que uma teoria deve acomodar o máximo de dados possível, então um começo anterior para o cristianismo deve agora ser seriamente considerado. Infelizmente, para aceitar essa cronologia anterior, é preciso: (1) rejeitar a historicidade de Jesus de Nazaré; e (2) consideramos os evangelhos canónicos como fabulosos ou até como fábulas.

O que sabemos sobre os Terapeutas?

A descrição de Fílon dos Terapeutas deu origem a todos os tipos de teorias – eram cristãos, eram judeus, eles eram ambos, não eram nenhum, e agora (Detering) eles foram "budistas judeus". Alguém poderia pensar que haveria mais acordo , já que Fílon escreveu apenas nove páginas (na tradução de Yonge) sobre a seita - e duas dessas páginas (seções 40-64) são uma excursão incoerente sobre os hábitos alimentares devassos de “outros… cheios de insignificância e insensatez”. O seguinte é o que Fílon nos conta sobre o Terapeutas:

Caraterísticas dos Terapeutas


(a) são meditativos (dados à “vida especulativa”)

(b) são curadores do corpo e da alma

(c) servem a um Deus “vivo” que é “superior ao bom e mais simples que o outro e mais antigo que a unidade” [Vita 2]

(d) estão livres da paixão e, portanto, “completamente felizes” [6]

(e) são treinados em discernimento, “sendo continuamente ensinados a ver sem interrupção, [eles] podem muito bem visar a obter uma visão do Deus vivo” [11]

TravessiaAlexandria na Antiguidade.

(f) são extáticos, “dão lugar ao entusiasmo, comportam-se como foliões ou coribantes, nos mistérios bacanais. até verem o objeto que desejavam ardentemente” [11]

(g) pensam “que sua vida mortal já chegou ao fim” [Isto é “escatologia percebida" - RS]

(h) “deixam suas posses para seus filhos e filhas” [13] e consideram que “um cuidado indevido por dinheiro e riqueza causa uma grande perda de tempo” [15]

(i) são encontrados “em muitos lugares”, mas principalmente em torno de Alexandria no Egito [21]

(j) "estudam as leis e os sagrados oráculos de Deus ... pela razão" [25]

(k) são puros “mesmo em seus sonhos” e falam oráculos mesmo no sono [26]

(l) os sentidos externos e o mundo (= materialidade) não significam nada para eles [26]

(m) meditam nas escrituras e “desdobram e explicam os símbolos, trazendo o significado secreto nu para a luz” [28, 78]; mas eles também “explicam com precisão minuciosa o significado preciso das leis” [31]

(n) possuem escritos “de homens antigos” [29]

(o) estão em reclusão por seis dias e se reúnem no sétimo dia [30]

(p) são homens e mulheres [32]

(q) são dados para jejuar [32]; “Eles comem apenas para não ter fome, e bebem apenas o suficiente para escapar da sede, evitando toda a saciedade como inimiga e conspiradora contra a alma e o corpo” [37]. Isso é muito budista. – RS

(r) rejeitam ornamentos e vestem roupas simples “apenas fortes o suficiente para afastar o frio e o calor” [38. Também é muito budista. – RS]

(s) estão particularmente preocupados com a verdade e falsidade [39]

(t) a sua grande festa é no quinquagésimo dia, quando eles se reúnem vestindo roupas brancas e celebram o festival sagrado durante toda a noite [65, 66, 83]

(u) na hierarquia, “não olham para aqueles que são avançados em anos e muito antigos, mas em alguns casos eles os consideram como muito jovens” [67]

(v) estimam a castidade e suas mulheres são virgens “por admiração e amor à sabedoria” e “odiando as seduções do prazer com toda a força” (68-69) [Isto revela a essência do encratismo, isto é, a crença de que prazeres e compreensão são mutuamente incompatíveis.

(w) rejeitam o vinho (“o remédio da loucura”) e a carne [73]

Análise

Paralelos entre o Terapeutas e o cristianismo normativo

A comparação da lista acima com o Novo Testamento / Cristianismo Paulino revela surpreendentemente pouca sobreposição. Pode-se, é claro, apontar aspectos comuns vagos, tais como os Terapeutas serem “homens e mulheres” (p), e eles serem encontrados “em muitos lugares” (i). O ponto (c) também não é particularmente revelador: embora a cristologia joanina apresente o preexistente Logos de Deus, Fílon sugere que a concepção dos Terapeutas vai além do bem e do mal ("superior aos bons") – uma questão bastante diferente que transcende o conceito de um “bom Deus”. Além disso, a palavra “viver” era um código para “verdadeiro, autêntico” no gnosticismo e pode ser aplicada aqui. Por exemplo, a água “viva” dos escritos mandeus refere-se ao fluxo ou “verdade” (leia-se: espiritual), ao Jordão, isto é, à gnose.

Pode-se supor que o ponto (h) oferece um paralelo com o cristianismo primitivo, mas também não está próximo. Em Actos 2: 45–46, lemos que “todos os que criam estavam juntos e tinham todas as coisas em comum; eles venderiam suas posses e bens e distribuiriam o produto para todos, como qualquer um precisava”. Fílon, no entanto, diz-nos que os Terapeutas "deixam suas posses para os seus filhos e filhas" e consideram que "um cuidado indevido por dinheiro e riqueza causa uma grande perda de tempo ”[13, 15].

O ponto (f) acima pode oferecer um paralelo possível com o evangelicalismo no cristianismo do Novo Testamento. Paulo menciona extáticos várias vezes, isto é, aqueles que “falam em línguas” e “profetizam” (1 Cor 13: 8 e pars). Mas a semelhança não é próxima, pois Fílon descreve não aqueles que se dedicam à profecia, mas aqueles que se deleitam. A linguagem de Fílon (até que eles “vejam” o esperado “objeto”) quase sugere uma alucinação induzida. Isso lembra um dos turbilhões sufis posteriores, realizado para alcançar “a fonte de toda a perfeição, ou kemal”. No entanto, o ponto (f) entra em conflito com o tom sóbrio e meditativo das outras descrições de Fílon. Talvez possamos reconciliar essa contradição supondo que uma catarse especial via movimento e canto ocorria entre os Terapeutas numa grande celebração comunitária a cada cinquenta dias.

Paralelos entre os Terapeutas e o cristianismo heterodoxo

Certas características dos Terapeutas são fortemente evocativas do sectarismo cristão judaico, mais especialmente (q) “dado ao jejum”; (v) estimando a castidade; e (w) rejeição de vinho e carne. O que sabemos sobre Tiago, o Justo engloba tudo isso (Eusébio, H.E. II 23.4 f). Segundo Epifânio, os ebionitas e os naazenos (seguidores pré-cristãos de Jesus) eram vegetarianos, e os ebionitas “honravam a virgindade por causa de Tiago” (Pan 30.2.6). Além disso, o ponto (g) é "escatologia realizada", defendida pelos Coríntios e por alguns escritos gnósticos do corpus de Nag Hammadi.

No próximo post, consideramos o número incrivelmente grande
de paralelos entre os Terapeutas e o budismo. - R.S.

 

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mamã, queremos viver!

Interseccionalidade e Teoria Crítica

Susan e Janis