18 de dezembro de 2021

Woke de mais é mau

Um Excesso de Pensamento Woke pode prejudicar a Saúde Mental ou as Relações

Publicado em 15 de Dezembro de 2021 por Valerie Tarico

Valerie Tarico é psicóloga e escritora em Seattle, Washington. Ela é a autora de Trusting Doubt: A Former Evangelical Looks at Old Beliefs in a New Light e Deas and Other Imaginings. Os seus artigos sobre religião, saúde reprodutiva, e o papel das mulheres na sociedade têm sido apresentados em sites como The Huffington Post, Salon, The Independent, Quillette, Free Inquiry, The Humanist, AlterNet, Raw Story, Grist, Jezebel, e o Institute for Ethics and Emerging Technologies. Subscrever em ValerieTarico.com

woke

(Cambridge Dictionary)

adjetivo /woʊk/

Consciente, lúcido, especialmente de problemas sociais como o racismo e a desigualdade.

O termo vem do idioma afro-americano e popularizou-se com o movimento Black Lives Matter. Está ligado à teoria crítica da raça, ao feminismo de quarta geração e à interseccionalidade.

Exemplos:

Exortou os jovens negros a permanecerem acordados (woke).

Enquanto estás obcecado com a tua dieta, as pessoas estão a morrer de fome no mundo. Acorda (Get woke).

Ele é tão consciente (woke) que sugeriu que fôssemos à Marcha das Mulheres.

Podes fazer um questionário para testar se estás consciente (woke).

Sou uma rapariga negra consciente (woke) e não vou deixar que ninguém me empurre por aí.

Em sentido desaprovador:

Muitos destes indivíduos ditos conscientes (woke) nunca se envolvem realmente com os grupos marginalizados que afirmam defender.

Algumas normas e hábitos de pensamento socioculturais de extrema esquerda contradizem o que sabemos sobre relações saudáveis e regulação emocional.

Como psicóloga, pondero por vezes como as tendências culturais se relacionam com o crescimento pessoal e a saúde mental. Uma dessas correntes na minha comunidade de Seattle dos últimos tempos é o wokismo.

O que é o wokismo? O wokismo não é apenas preocupar-se apaixonadamente com as pessoas marginalizadas, nem é simplesmente um desejo de examinar a história com olhos honestos, nem é a Teoria Crítica da Raça, embora os críticos confundam frequentemente as coisas e estejam inegavelmente relacionadas.* Os primeiros teóricos críticos como Kimberlé Crenshaw procuraram novas formas de analisar as barreiras ao florescimento humano. Especificamente, examinaram como indivíduos e tribos poderosas moldam instituições sociais para preservar as suas próprias vantagens. Estes teóricos críticos produziram um conjunto de construções, termos, e abordagens para identificar e corrigir estes padrões.

O wokismo, pelo contrário, é uma mistura derivada de ideologia e cultura pop, amplificada pelos meios de comunicação social, que em algumas subculturas tem assumido uma dinâmica quase religiosa. Classifica as pessoas em tribos de oprimidos e opressores, atribuindo a cada um de nós uma identidade baseada na nossa intersecção de membros em grupos – com raça e sexo na linha da frente. Estas identidades são vistas como definidoras; e os indivíduos são por vezes tratados como substitutos de outros que hoje ou historicamente partilham as suas etiquetas tribais – “homem branco heterossexual” por exemplo, ou “mulher lésbica de cor”. Num esforço para corrigir antigos erros, a posição social inverte hierarquias históricas.

Através de formações e iniciativas corporativas de DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão) como “Me Too” e “Black Lives Matter” ou de práticas como avisos de gatilho, denúncias, deplataformizar e bater para cima, ou construções como fragilidade branca, os ativistas woke iluminam as desvantagens e feridas que podem fluir de “ismos” – racismo, sexismo, homofobia, transfobia, habilismo, e assim por diante. O objetivo é criar uma mudança societária que abrace uma nova era de equidade. Os objetivos de alto nível, por outras palavras, são nobres.

Qual é o problema? Na prática, os conceitos e os hábitos do wokismo também se aplicam a personalidades e relações individuais, com objetivos conscientes ou inconscientes que podem ser menos nobres e menos saudáveis. À medida que as pessoas se sintonizam instintivamente com novas hierarquias sociais invertidas, algumas criam concursos para o estatuto social com base na vitimização. As relações individuais podem estruturar-se em torno de fatores que podem ajudar a mudança social mas que são tóxicos interpessoalmente: uma ladainha de insultos ou danos, juntamente com frustração, raiva, ressentimento ou dívidas. Culpar outras pessoas – ou o sistema – pode tornar-se uma resposta habitual à frustração ou desilusão; a raiva e o ressentimento, um estado de humor crónico.

As pessoas woke que, por acidentes de nascimento (sexo, raça, etc.) são designadas como opressores, especialmente os homens brancos heterossexuais, não podem enveredar por este caminho de legitimidade. Mas podem ganhar posição ou estatuto de aliados, assumindo uma posição de contrição pelos pecados da sua tribo, ao mesmo tempo que apoiam inquestionavelmente os oprimidos. Ao fazê-lo, alguns internalizam um sentimento de vergonha crónica ou mesmo de auto-aversão.

Dadas estas dinâmicas, não deve ser surpreendente que alguns ativistas desenvolvam hábitos que podem ser duros para a saúde psicológica e relacional. Sabemos através de décadas de investigação que certos tipos de regulação emocional e hábitos de pensamento promovem a saúde mental individual e as relações positivas. Algumas das dinâmicas psicológicas e sociais que caracterizam o wokismo vão no sentido oposto. No resto deste artigo, tentarei expor isto em termos específicos.

Sobre as Emoções e Razão

O wokismo eleva a intuição, a emoção e a narrativa (experiência vivida), que estão associadas ao conhecimento feminino e indígena – por vezes em contradição com a racionalidade e a investigação científica, que são vistas como formas “eurocêntricas masculinistas” de saber. “Esta ideia de debate intelectual e rigor como o auge do intelectualismo vem de um mundo em que os homens brancos dominavam”, disse recentemente a professora Phoebe A. Cohen, do Williams College, ao New York Times.

Mas as abordagens baseadas em evidências da saúde mental e interpessoal (por exemplo, terapias cognitivas comportamentais, terapia de aceitação e compromisso, terapia de processamento cognitivo, ou terapia de comportamento dialético) procuram um equilíbrio entre a emoção e a razão. Estas abordagens melhoram o bem-estar, em parte, ao oferecer alternativas a pensamentos irracionais e ao que os psicólogos chamam “raciocínio emocional”. Um dos objetivos é ver e não ser as nossas emoções. Os sentimentos são enquadrados como mensagens que têm sido moldadas pela nossa história pessoal e ancestral. Podem refletir realidades importantes aqui e agora, mas muitas vezes não o fazem. A aplicação da reflexão e da razão pode ajudar-nos a dizer a diferença, libertando-nos para fazer escolhas de vida que não são ditadas por traumas passados ou emoções atuais.

O elevado estatuto de emoções, narração de histórias e intuição no wokismo pode ser visto como uma correção de rumo, longe da confiança excessiva na racionalidade (que – para ser justa – pode muitas vezes não passar uma fina camada a cobrir o “raciocínio motivado”). Alternativamente, o desprezo despertado pela racionalidade e empirismo, apelidado de “formas masculinas brancas de saber”, pode ser um meio de igualizar o poder entre pessoas mais instruídas e aquelas que tiveram menos acesso à educação (mulheres, minorias, pessoas que vivem na pobreza). Por outras palavras, pode ser uma tentativa de melhorar a base de conhecimentos da humanidade através da reintegração da intuição e da emoção ou uma tentativa de subverter as hierarquias tradicionais de domínio. Seja como for, ao nível da saúde mental individual, o balanço do pêndulo envia algumas mensagens desencorajadoras.

Em cada um dos pares de afirmações abaixo, a primeira representa uma abordagem woke da justiça social. A segunda representa uma abordagem a partir de uma terapia baseada em evidências.

  • ABORDAGEM DE JUSTIÇA SOCIAL WOKE: Os sentimentos são a realidade. Se um membro de uma tribo tradicionalmente oprimida (alguém do sexo feminino, homossexual, deficiente ou negro, por exemplo) se sente violado, foi violado; se se se sente ameaçado, deve ser protegido; se um membro de uma tribo tradicionalmente poderosa se sente envergonhado, deve estar. Não devemos questionar os sentimentos de outra pessoa se ela for de uma tribo tradicionalmente oprimida.
    ABORDAGEM DA TERAPIA BASEADA EM EVIDÊNCIAS: Não sou os meus sentimentos. Os meus sentimentos são um indicador do que é real e importante, e são dignos de atenção. Mas podem estar errados ou simplesmente fora de proporção.
  • JSW: A menos que sejamos homens brancos heterossexuais, ser convidado a examinar os nossos pressupostos é visto como uma invalidação.
    TBE: Ser convidado a examinar os meus pressupostos é algo que eu deveria procurar. É um sinal de respeito pela minha força, integridade e capacidade de auto-reflexão.
  • JSW: As pessoas que nos respeitam verdadeiramente aceitarão o que dizemos sobre nós próprios ou sobre a nossa tribo como verdade. Para aqueles que não são brancos e homens, é insultuoso que as pessoas duvidem ou questionem as nossas memórias ou a nossa interpretação dos acontecimentos.
    TBE: As pessoas que me respeitam ouvirão as minhas experiências e auto-perceções, mas também me desafiarão. Vão validar os meus sentimentos mas nem sempre assumirão esses sentimentos e que a história que estou a contar a mim próprio é a palavra final sobre a realidade.
  • JSW: Para aqueles que foram feridos ou que se sentem feridos, as pessoas e situações que desencadeiam fortes emoções negativas são prejudiciais. As aulas, os livros, a arte pública e outras devem proporcionar avisos de gatilhos emocionais. As escolas devem cancelar os oradores que fazem com que os alunos se sintam traumatizados.
    TBE: A minha sensação de ameaça – mesmo ficando emocionalmente subjugada – pode ou não sinalizar perigo real. Os traumatismos provocam-nos um excesso de generalização e são desencadeados por similitudes superficiais. Manter-me longe de gatilhos permite que o passado me defina e pode tornar-me menos resiliente. Uma forma de saber que estou a ficar saudável é que pessoas e situações externas perdem o poder para me traumatizar.

Sobre Identidade

A teoria da justiça social woke desvaloriza a individualidade. Em vez disso, enfatiza a continuidade da identidade de grupo, tratando os indivíduos como representantes de vítimas ou vitimizadores, passados e presentes. Esta identidade coletiva ou tribal é frequentemente posta acima dos valores individuais, comportamentos ou história de vida. A identidade não é o que se fez; é como se nasceu.

Pelo contrário, os psicólogos do desenvolvimento veem a individuação como uma parte fundamental da formação de uma identidade adulta saudável. Começando na primeira infância, cada um de nós transporta representações internas dos nossos pais e outros cuidadores que, por sua vez, transportavam representações internas dos seus próprios cuidadores. Os mecanismos de sobrevivência e traumas ancestrais são codificados nos nossos corpos e mentes. Mas individuação significa formar um eu que pode escolher qual destas velhas mensagens, crenças e padrões de hábito manter. Significa descobrir que eu não sou os meus pais ou outros antepassados (ou o meu grupo de pares). As suas esperanças, crenças, hábitos, pecados, traumas, feridas, e mecanismos de lidar com a situação não têm de ser meus. Nem sequer tenho de ser o meu antigo eu se não o quiser ser. Nós humanos somos uma espécie altamente social, e a individuação existe sempre em tensão com a pertença. Mas somos mais livres para viver de acordo com os nossos próprios sonhos e valores, quando diferenciamos o eu do não-eu.

Considere, então, os contrastes nas seguintes afirmações.

Valerie Tarico

  • JSW: Nascemos em tribos de opressores ou oprimidos que se cruzam, e estas identidades herdadas definem-nos. Não nos podemos afastar delas, independentemente de como ou onde vivemos ou que partes de nós próprios abraçamos.
    TBE: Tenho o poder e o direito de escolher as minhas tribos, a minha família, os meus amores e lealdades – ou de rejeitar os laços tribais na busca de algo que melhor se ajuste à minha natureza. As minhas próprias preferências e ações definem-me.
  • JSW: Quando coisas más aconteceram à nossa tribo; essa é a chave de quem todos os membros da tribo são – vítimas.
    TBE: Coisas más aconteceram aos meus pais, avós e a mim; mas elas não têm de me definir. Faço melhor quando abraço as formas de poder traçar a minha própria vida.
  • JSW: As pessoas que têm identidade de vítima não devem ser vistas como vitimizadoras, mesmo quando destroem bens ou prejudicam outros. Atacar membros de tribos opressoras é justificável, uma justa agressão para cima. A culpa coletiva significa que isto é verdade, mesmo que o opressor seja individualmente menos poderoso do que o oprimido.
    TBE: As pessoas que prejudicam os outros muitas vezes já sofreram danos semelhantes. Muitas vezes o objetivo da terapia é quebrar o ciclo. Ser vítima não o impede de vitimizar os outros.
  • JSW: Se os nossos antepassados e outros membros da nossa tribo hereditária fizeram coisas horríveis, somos culpados dos danos que causaram e da vantagem indevida acumulada, quer participemos ou não pessoalmente ou beneficiemos. Esta culpa nunca desaparece.
    TBE: Não sou responsável ou culpado pelos meus pais ou antepassados – por mais horríveis que tenham sido. Uma vez que poder e responsabilidade são duas faces da mesma moeda, se eu não tiver poder para mudar o que aconteceu, não sou culpado por isso. Sou responsável por examinar onde posso continuar a jogar e beneficiar de padrões que me prejudicam a mim ou a outros, e sou responsável por usar o meu próprio poder para corrigir velhos erros e quebrar estas dinâmicas onde puder.

Sobre a Agência e as Atribuições Causais

Para evitar falsas equivalências e culpabilização das vítimas, o wokismo incentiva o foco externo em vez da introspeção por parte das vítimas. Se algo de mau me acontece a mim ou a alguém como eu, olho para os outros, o papel que desempenharam, e o que quero que eles corrijam em vez de interrogar quaisquer erros que eu possa ser capaz de corrigir. Há uma boa razão para isto. Com demasiada frequência, as pessoas vulneráveis têm sido culpadas pelos suas próprios problemas ou diretamente vitimizados às mãos de pessoas mais poderosas. A correção de padrões de injustiça que se enraizaram na cultura e na lei exige que nos concentremos em padrões amplos e externos ao indivíduo.

Mas um foco nos papéis de outras pessoas ou da sociedade, excluindo as minhas próprias opções e erros, pode criar uma mentalidade que sirva a mudança social, prejudicando simultaneamente o indivíduo. A pergunta “Porquê?” torna-se facilmente uma acusação em vez de expressão de curiosidade e solicitação para uma análise cuidadosa. A pressa de culpar alguém, de preferência algum membro de outra tribo, é uma parte normal muito comum da identidade tribal elevada. “Quem é culpado?” “Quem deve alguma coisa?” “Quem merece ser envergonhado, segregado ou punido?”

Pelo contrário, em indivíduos e relacionamentos prósperos, a análise dos problemas é frontal, menos sobre a culpa do que sobre a reparação das coisas. Certamente, as violações e feridas profundas requerem frequentemente um processamento profundo. As pessoas que fazem mal precisam de assumir a responsabilidade e fazer reparações. Mas o objetivo é avançar para um futuro melhor, sempre que possível em relação uns com os outros. Perguntas como Que aconteceu? Como? e Porquê? são assuntos de genuína curiosidade, fornecendo a matéria-prima para soluções.

Respostas simples a problemas complicados podem ser piores do que a ausência de respostas. Para orientar a direção das nossas vidas, temos de compreender a complexa causalidade que rege o nosso bem-estar. Isso inclui fatores que estão sob o nosso próprio controlo, bem como aqueles que não estão. Mas como o wokismo procura corrigir o culpar da vítima, pode levar o pêndulo para outro lado que corrói o sentido individual de agência.

  • JSW: Quando membros de tribos tradicionalmente oprimidas se sentem presos, frustrados, violados, ou em sofrimento, devemos assumir que alguém ou algum grupo fora da tribo é o culpado.
    TBE: As causas são complicadas. Quando sinto frustração, lesão ou dor, pode ou não haver alguém a quem culpar. Livrar-se da culpa própria não significa que tenha de haver um culpado. Por vezes, a tentativa de apurar a culpa apenas corta as relações ou distrai da resolução de problemas.
  • JSW: Uma vez que outras pessoas causaram os nossos ferimentos, as nossas aflições só serão curadas quando outras pessoas mudarem. O nosso papel é denunciá-los, fazê-los parar e exigir reparação ou punição.
    TBE: Mesmo quando uma pessoa ou sistema me tiver prejudicado e precisar de ser detido ou levado à justiça, não serão eles que me tornarão saudável e inteiro novamente. Mesmo quando fui verdadeiramente violada, posso cuidar de mim mesma. O meu desafio é descobrir quais são as partes do florescimento que estão ao meu alcance e como avançar.
  • JSW: Se alguém nos magoar, será agressivo ou micro-agressivo e estaremos livres para responder. As intenções estão fora de questão.
    TBE: Saber se alguém me magoou deliberadamente, através de um padrão de descuido, ou por acidente interessa. Compreender os motivos é a chave para ser eficaz na criação de mudanças.
  • JSW: Todas as interações são competições pelo poder. Os nossos ferimentos coletivos e a culpa coletiva de outras tribos são fundamentais para o nosso poder.
    TBE: Eu sou muito mais do que as minhas cicatrizes e feridas. Posso reconhecer o peso e a gravidade das lesões passadas – mesmo traumas graves – e ainda centrar o meu poder nas minhas forças e realizações.

Sobre Conflitos e Divergências

O wokismo trata pouca da divergência porque o desacordo é geralmente visto como fracasso moral – racismo, sexismo, homofobia, ou grande indiferença à injustiça. Isto leva os woke a chamar aos centristas políticos como Sam Harris ou Stephen Pinker facilitadores da “extrema-direita”. Ou és um aliado ou és contra nós. O preço da conexão é o acordo.

Pelo contrário, os coaches e conselheiros de relacionamento encorajam frequentemente uma abordagem muito diferente do desacordo, uma abordagem enraizada na humildade. O antigo pastor e conselheiro Jim Henderson ensina três práticas para ultrapassar as diferenças de relacionamento: Estarei muitíssimo interessado nos outros; ficarei na sala com a diferença; deixarei de comparar o meu melhor com o vosso pior. Mesmo quando discutimos apaixonadamente, temos um certo grau de consciência de que estivemos errados, podemos estar errados agora, ou estaremos errados em algum momento no futuro. Reconhecemos que a nossa informação é parcial, temos preconceitos e pontos cegos, e que mesmo as questões que morais podem ser complicadas.

  • JSW: O desacordo sobre questões sociais significa que a pessoa menos woke ou é moralmente manchada (isto é, sexista, homofóbica, transfóbica, racista, etc.) ou ignorante. As opções são educá-los, combatê-los ou evitá-los. Envergonhar ou denunciar publicamente as pessoas que se recusam a ver como estão erradas, é certo e justo.
    TBE: As pessoas são complicadas, o mal-entendido é fácil, e a realidade raramente é uma escolha forçada entre duas opções “tudo ou nada”. Em vez de ler a mente (assumindo que sei o que pensa outra pessoa), deveria fazer perguntas suficientes para testar os meus pressupostos iniciais.
  • JSW: “Concordar em discordar é para questões do tipo qual a pizza preferida.”
    TBE: As pessoas decentes nem sempre concordam comigo. Não há problema em nos concentrarmos em áreas em que os nossos valores e objetivos se alinham. “Lembre-se, só pode ser influente se aceitar influência. O compromisso nunca é perfeito. Todos ganham alguma coisa e todos perdem alguma coisa” – John Gottman, pai da terapia conjugal baseada em evidências.
  • JSW: Devo rodear-me de pessoas com os mesmos interesses. A “diversidade de pontos de vista” é só uma desculpa da direita para dar tempo de antena a pessoas com ideias prejudiciais.
    TBE: Cada um de nós transporta apenas verdades parciais; outras pessoas representam partes diferentes da realidade. Posso aprender algo com quase qualquer pessoa. Ouvir atentamente em presença do desacordo é a chave para aprofundar os meus conhecimentos e efetuar mudanças. É também a chave para amizades e parcerias saudáveis.

Sobre a relação com outras pessoas e tribos externas

Um elemento da ortodoxia woke é que as interações são competições pelo poder. Os membros de tribos desfavorecidas assumem frequentemente que outros estão a agir no sentido de oprimir – procurar chamar a atenção para as micro-ofensas que oferecem provas que p confirmam. Em algumas comunidades isto funciona muito como sinalização religiosa; os membros ganham estatuto uns em relação aos outros por serem mais rápidos a denunciar as transgressões.

Terapeutas conjugais, teóricos de jogos, consultores organizacionais e tradições de sabedoria antiga variam nas suas terminologias e raciocínios, mas praticamente todos dão conselhos de relacionamento que vão contra o wokismo. Geralmente, sugerem que comecemos com um conjunto de expectativas positivas sobre outras pessoas, façamos aberturas que sejam generosas ou amigáveis, procuremos interpretações positivas do seu comportamento, negligenciemos deliberadamente pequenos deslizes, sejamos lentos a irritar-nos ou a escalar o conflito, formemos alianças mutuamente benéficas sempre que possível, e passemos a uma postura de defesa ou agressão apenas quando estas coisas falham.

O ativismo social e a psicoterapia são dois campos muito diferentes

As abordagens liberais e progressivas ao ativismo social diferem de formas importantes, como já discuti noutros locais, e nem todas promovem os padrões de pensamento acima descritos. A teoria do wokismo cria mais desafios do que a maioria quando se infiltra no consultório do terapeuta, porque a visão do mundo que prescreve é abrangente e evangélica, à semelhança de algumas religiões. Esta cosmovisão encoraja a inflação dos danos e promove hábitos mentais que podem contrariar a saúde psicológica e relacional.

Para saber mais sobre estes padrões, consulte a lista icónica desenvolvida pelo pai da psicoterapia cognitiva – a lista de Distorções Cognitivas de Aaron Beck. A lista de Beck inclui o pensamento de tudo-ou-nada, descontar os lados positivos, raciocínio emocional, pôr rótulos, sobre-generalização, e mais. Décadas de investigação confirmam os benefícios para a saúde mental de desafiar estes padrões. Se um terapeuta não o puder ajudar a fazer isto, ou – pior – se as suas próprias crenças e paixões o levarem a implantar mesmo ou reforçar distorções cognitivas, ou solidificar uma identidade de vítima, a sua terapia pode fazer mais mal do que bem.

O defensor da liberdade de expressão Greg Lukianoff, que tem lutado com uma história pessoal de depressão suicida, e o psicólogo Jonathan Haidt chamam a atenção para o caso notável de alguns hábitos patogénicos de pensamento estarem a tornar-se endémicos nos campus universitários. O linguista da Universidade de Columbia John McWhorter examina como a dinâmica de grupo pode imitar movimentos religiosos totalizantes como o Evangelicalismo. Estes padrões não só encurralam indivíduos em depressão ou conflito, como enfraquecem a sociedade civil, alimentando desconfiança mútua e recriminação, conformidade dentro do grupo, alienação fora do grupo e cinismo ou desespero generalizados.

Penso que podemos fazer melhor, não recuando para o preconceito e para a ignorância do passado, mas continuando a avançar para modos de pensamento e de envolvimento que funcionam tanto a nível da sociedade como do indivíduo.


Da mesma forma que o cristianismo tem raízes no judaísmo, que tem raízes em religiões pagãs anteriores, o wokismo tem raízes na Teoria Crítica académica, que por sua vez tem raízes na (sim, é neo-Marxista) Escola de Filosofia de Frankfurt, mas não é nenhuma destas coisas.

 

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