Mensagens

A mostrar mensagens de fevereiro, 2024

Putin, o João Pestana

Imagem
Soube hoje da morte de Alexei Navalny, maltratado até à morte numa prisão para lá do Círculo Polar Ártico. Achei que era tempo de fazer um rol dos crimes do pide-gangster Putin, até porque não encontrei um relato completo. Consultei diversas fontes e coligi o que pude. Só estão aqui os crimes mais graves, como assassínios, tentativas de assassínio e crimes de guerra, desde o massacre de cidadãos russos que inaugurou o seu regime em 1999 até hoje. As suas vítimas são tanto opositores políticos como cúmplices no peculato sem limites que traíram ou perderam o favor do chefe mafioso, como vítimas totalmente inocentes que estavam no lugar errado à hora errada. Roubo, peculato e corrupção não entram, como não entra a maioria dos crimes cometidos contra a Ucrânia. A ordem é a cronológica descendente, com os mais recentes primeiro e os mais antigos no fim.

Zaluzhnyi: A Guerra dos Drones

Imagem
Andavam para aí a dizer que o general Zaluzhnyi, comandante-em-chefe das Forças Armadas da Ucrânia, estava prestes a ser demitido. Afinal, estava a fazer o novo manual para a guerra do seu país. No texto que acaba de publicar , Zaluzhnyi prevê que a Ucrânia consiga obter uma superioridade tecnológica, sobretudo no domínio dos drones e sistemas digitais, que lhe permita ultrapassar a superioridade quantitativa do estado agressor, bem como a escassez do apoio dos seus aliados, e prevalecer no campo de batalha. E, mais ainda, conseguir isso num prazo de cinco meses!

Quando a profecia falha

Imagem
Leo Festinger (1919-1989) foi um professor universitário de Psicologia e Sociologia dos EUA que criou o conceito fundamental de dissonância cognitiva , que é: “A perceção de informação contraditória e a sua contabilização mental. Os elementos de informação relevantes incluem as ações, os sentimentos, as ideias, as crenças e os valores de uma pessoa, bem como os elementos do ambiente. A dissonância cognitiva é tipicamente sentida como stress psicológico quando as pessoas participam numa ação que vai contra uma ou mais dessas coisas. De acordo com esta teoria, quando duas ações ou ideias não são psicologicamente coerentes entre si, as pessoas fazem tudo o que está ao seu alcance para as alterar até que se tornem coerentes. O desconforto é desencadeado pelo choque entre a crença da pessoa e a nova informação percebida, pelo que o indivíduo tenta encontrar uma forma de resolver a contradição para reduzir o seu desconforto.” (Wikipédia). Os seus ajudantes infiltraram uma seita apocalí...