Putin, o João Pestana

Soube hoje da morte de Alexei Navalny, maltratado até à morte numa prisão para lá do Círculo Polar Ártico. Achei que era tempo de fazer um rol dos crimes do pide-gangster Putin, até porque não encontrei um relato completo. Consultei diversas fontes e coligi o que pude. Só estão aqui os crimes mais graves, como assassínios, tentativas de assassínio e crimes de guerra, desde o massacre de cidadãos russos que inaugurou o seu regime em 1999 até hoje. As suas vítimas são tanto opositores políticos como cúmplices no peculato sem limites que traíram ou perderam o favor do chefe mafioso, como vítimas totalmente inocentes que estavam no lugar errado à hora errada. Roubo, peculato e corrupção não entram, como não entra a maioria dos crimes cometidos contra a Ucrânia. A ordem é a cronológica descendente, com os mais recentes primeiro e os mais antigos no fim.

No romance Tinker, Taylor, Soldier Spy, de John Le Carré, o chefe da espionagem soviética, Karla, é chamado pelos espiões ocidentais João Pestana, porque tem a tendência de fazer as pessoas adormecer (ou seja, deixar de viver). Putin também merece o epíteto, tanto mais que tem sob o seu poder muito mais que os espiões. Muita gente adormeceu pelo poder de Putin, e quase sempre de forma nada pacífica.

Navalny

Fev 2024 – Alexei Navalny morre na prisão de Kharp, na Sibéria Oriental, por acaso a 100 km de Vorkuta, a capital do sistema dos gulags de Estaline. Nada se sabe sobre o que se passou e é de esperar que tudo o que as autoridades russas digam seja mentira.

Prigozhin

Ago 2023 – Yevgeny Prigozhin. Outrora dono de uma carrinha de cachorros quentes em São Petersburgo, gangster e por fim milionário do catering cúmplice de Putin, Prigozhin organizou um golpe de estado à frente da sua companhia de mercenários Wagner. Dois meses depois, o seu avião particular foi abatido por um míssil anti-aéreo russo. Os dez passageiros e tripulantes morreram. Pertenciam à Wagner, incluindo chefias da organização como o nazi Dmitry Utkin.

Bolkova

Jul 2023 – Kristina Bolkova, executiva do Logo Bank, de 28 anos, morreu ao cair de um 11º andar em Moscovo.

Haia

Mar 2023 – Haia emite mandato de captura contra Putin. O Tribunal Criminal Internacional de Haia emitiu um mandato de captura contra Vladimir Vladimirovich Putin e contra Maria Alekseyevna Lvova-Belova, pela deportação ilegal de crianças ucranianas para a Rússia, um crime de guerra.

Geraschenko

Set 2022 – Anatoly Geraschenko, engenheiro aeronáutico muito prestigiado e diretor do Instituto de Aviação de Moscovo, morreu devido a uma queda por vários lances de escadas. Tinha acabado de tomar posição contra a guerra na Ucrânia.

Maganov

Set 2022 – Ravil Maganov, presidente da gigante petrolífera russa Lukoil, morreu ao cair da janela do sexto andar de um hospital de Moscovo. A Lukoil foi a primeira grande empresa russa a apelar ao fim da guerra na Ucrânia.

Pechorin

Set 2022 – Ivan Pechorin, gestor de Aviação da Corporação para o Desenvolvimento do Extremo Oriente e do Ártico, afogou-se ao cair do seu iate em Vladivostok.

Yoronov

Jul 2022 – Yuri Voronov, multimilionário da companhia de transportes Astra Shipping e ligado à Gazprom, foi encontrado morto com um tiro na cabeça na piscina da sua vivenda em São Petersburgo.

Subbotin

Mai 2022 – Alexander Subbotin, multimilionário ligado à Lukoil, foi encontrado morto na cave da casa de um xamã a quem teria recorrido para curar uma ressaca.

Bucha

Mai 2022 – Massacre em Bucha. As tropas russas em retirada da povoação de Bucha massacraram e torturaram a população civil. Houve cerca de 300 mortos. Muitos outros massacres e crimes de guerra relacionados com a invasão da Ucrânia de 2022 não são documentados aqui.

Protosenya

Abr 2022 – Sergei Protosenya, oligarca da companhia de gás Novatek, a sua mulher Natalya, de 53 anos, e a filha adolescente Maria foram encontrados mortos numa simulação de assassínio-suicídio, na sua vivenda em Lloret de Mar, Catalunha.

Avayev

Abr 2022 – Vladislav Avayev, de 51 anos, multimilionário ligado ao Gazprombank, foi encontrado morto a tiro em sua casa em Moscovo, junto com a esposa grávida, de 47 anos, e a filha de 13.

Melnikov

Mar 2022 – Vasily Melnikov, dono da gigante distribuidora farmacêutica MedStom, foi encontrado esfaqueado com a mulher e os dois filhos, numa residência de luxo em Nijni Novgorod.

Tyulakov

Fev 2022 – Alexander Tyulakov, tesoureiro da Gazprom, apareceu enforcado na sua casa no condomínio privado da empresa, em Leninsky, São Petersburgo. Havia um bilhete de suicídio, mas tinha sinais de ter sido violentamente espancado.

Watford

Fev 2022 – Mikhail Watford, aliás Mikhail Tolstosheya, de 66 anos, multimilionário do petróleo e do gás tornado especulador imobiliário britânico, foi encontrado enforcado na garagem de sua mansão na Inglaterra.

Jan 2022 – Leonid Schulman, diretor de transportes da Gazprom. Foi encontrado morto na casa de banho da sua casa no condomínio Leninsky da Gasprom, em São Petersburgo. Tinha os pulsos cortados e uma nota de suicídio.

Khangoshvili

Ago 2019 – Zelimkhan Khangoshvili, de nacionalidade georgiana e de etnia chechena, que tinha lutado contra a Rússia na Segunda Guerra da Chechénia, foi morto em plena luz do dia com três tiros na cabeça e nas costas no parque Tiergarten, em Berlim. O assassino, o agente dos serviços secretos russos Vadim Krasikov, foi detido no local do crime e condenado a prisão perpétua dois anos mais tarde. Na sua recente entrevista a Tucker Carlson, Putin deu a entender que poderia estar interessado em trocar a libertação de Krasilov pelo par de jornalistas norte-americanos detidos na Rússia, acusados de espionagem.

Verzilov

Set 2018 – Pyotr Verzilov, artista e ativista das Pussy Riot, relatou problemas de visão e de fala e não conseguiu andar após uma audiência no tribunal em Moscovo, por ter invadido o campo de futebol durante a final do Campeonato do Mundo de 2018, em Moscovo, para chamar a atenção para a brutalidade policial. Verzilov foi também transferido para o hospital Charite, em Berlim, o mesmo que tratou Navalny, para receber tratamento. Os médicos diagnosticaram que tinha sido envenenado.

Skripal

Mar 2018 – Sergei e Yulia Skripal e Dawn Sturgess foram vítimas de um ataque com novichok na cidade britânica de Salisbury. Sergei, agente duplo russo, e a sua filha sobreviveram. Porém Dawn, uma britânica que entrou casualmente em contacto com o veneno, morreu. A polícia britânica acredita que o veneno foi espalhado na maçaneta da porta da casa de Sergei Skripal.

Glushkov

Mar 2018 – Nikolai Glushkov, ex-diretor da Aeroflot e próximo de Boris Berezovsky, foi encontrado enforcado em Londres.

Nemtsov

Fev 2015 – Boris Nemtsov, antigo vice-primeiro-ministro russo e crítico proeminente de Putin, foi morto quando atravessava uma ponte sobre o rio Moskva, perto do Kremlin. Regressava a casa com a namorada quando um carro parou atrás dele; foram disparadas quatro balas contra as suas costas e cabeça. Apenas três horas antes, Nemtsov tinha criticado Putin durante uma emissão de rádio.

MH17

Mar 2014 – Voo MH17 da Malaysia Airlines. O Boeing 777 da Malaysia Airlines foi abatido sobre o Donetsk por um sistema anti-aéreo russo Buk. Morreram os 298 passageiros e tripulantes. Outros crimes relacionados com a invasão da Ucrânia de 2014 não são documentados aqui.

Barezovsky

Mar 2013 – Boris Berezovsky. antigo magnata de vários negócios, incluindo automóveis, aviação e televisão, cúmplice de Putin caído em desgraça e refugiado em Londres, foi encontrado enforcado na sua casa.

Magnitsky

Nov 2009 – Sergei Magnitsky, advogado que investigava corrupção e roubo de alto nível na Rússia, e que aparentemente se aproximou dos negócios de Putin, foi preso sob acusações falsas e morreu na prisão sofrendo maus tratos, com cálculos biliares, pancreatite e bloqueio da vesícula biliar que não foram tratados. O assassínio de Magnitsky levou às primeiras sanções da Administração Obama contra Putin.

Estemirova

Jul 2009 – Natalya Estemirova. O corpo desta historiadora e membro da direção da organização russa de defesa dos direitos humanos, Memorial, foi encontrado numa vala na Inguchétia, horas depois de ter sido raptada à porta de casa, em Grozny, capital da Chechénia. Tinha sido baleada na cabeça e no peito. Estemirova tinha acusado as forças de segurança russas e os famosos esquadrões da morte do líder checheno Ramzan Kadyrov, um fiel de Putin, de raptos e violações dos direitos humanos.

Litvinenko

Nov 2006 – Alexander Litvinenko, um antigo agente dos serviços secretos russos que desertou e se tornou um crítico de Putin, teve uma morte agonizante em Londres depois de ter sido envenenado com a substância radioactiva polónio-210. O seu livro "Blowing Up Russia" acusava os serviços secretos russos de terem organizado explosões em edifícios de apartamentos na Rússia em 1999 e outros ataques terroristas no país para justificar a guerra na Chechénia e levar Vladimir Putin ao poder. O chá de Litvinenko terá sido misturado com polónio-210 num bar de um hotel em Londres. Nunca ninguém foi responsabilizado pelo assassínio. Um dos acusados no assassínio foi recompensado com um lugar de deputado no partido de Putin Rússia Unida.

Polikovskaia

Out 2006 – Anna Politkovskaya, uma jornalista de investigação que trabalhava para o jornal russo Novaya Gazeta, foi morta com cinco tiros no peito e na cabeça no elevador do seu prédio de Moscovo. O assassínio ocorreu no dia do aniversário de Putin. Em 2004, Politkovskaya, que tinha feito reportagens sobre a guerra na Chechénia e denunciado crimes de guerra cometidos pelas forças russas, tinha sobrevivido a um suposto envenenamento num voo doméstico.

Shchekochikhin

Jul 2003 – Yuri Shchekochikhin, jornalista da Novaya Gazeta, que no final dos anos 90 foi deputado da oposição russa na luta contra a corrupção e o crime organizado, teve uma morte horrível e prolongada devido a envenenamento. A sua pele descolou-se do corpo e, um a um, os seus órgãos foram entrando em colapso. As autoridades russas recusaram-se a efetuar uma autópsia ao seu corpo e os seus registos médicos desapareceram. Uma amostra de pele analisada posteriormente em Londres encontrou vestígios de tálio, um metal pesado tóxico que era utilizado pelos serviços secretos soviéticos, o KGB.

Yushenkov

Jul 2003 – Sergei Yushenkov, copresidente do partido Rússia Liberal e deputado na Duma, levou vários tiros fatais no peito à porta da sua casa em Moscovo. O assassínio nunca foi resolvido. Yushenkov era membro do Comité de Inteligência da Duma e um dos mais severos críticos da guerra da Chechénia e da organização sucessora do KGB, o FSB.

Bombas apartamentos

Set 1999 – Bombas em apartamentos. Uma onda de atentados bombistas em edifícios de apartamentos em Moscovo e outras cidades russas provocou mais de 300 mortos e mil feridos. As explosões deram-se durante a noite, garantindo o máximo de vítimas. Os atentados foram atribuídos aos nacionalistas chechenos e usados para mobilizar a população para a II Guerra da Chechénia. Putin, recém-nomeado primeiro ministro, aproveitou para se declarar o homem forte contra a Chechénia e mais tarde obter a presidência da Rússia. Mas os materiais encontrados em vários locais em que as bombas foram desativadas pelos moradores, bem como o aluguer das caves onde as bombas foram postas apontam claramente para uma operação provocatória do KGB/FSB.

Há mais indicações de crimes de Putin. É favor consultar esta página da Wikipedia (inglês).

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mamã, queremos viver!

Interseccionalidade e Teoria Crítica

São fascistas, sim