Desenhos com mesa digitalizadora

[ESTE TEXTO NÃO EXISTE NA MINHA PÁGINA PESSOAL]
Sempre quis ter uma mesa digitalizadora, que me permitisse realmente desenhar no computador. O rato é um instrumento grosseiro, porque usa os músculos errados, as ligações psicomotoras erradas. Para desenhar, há que usar as pontas dos dedos e as suas ligações ao cérebro, fruto de milhões de anos de evolução.

Durante anos, não pude ter uma, porque uma mesa Wacom custava perto de 400 €, mas descobri que baixaram bastante de preço. Finalmente tenho uma NGS DrawMaster (made in China) e estou a adorar.

Isto é um desenho feito sobre uma foto da minha neta, usando o GIMP2.

© Carlos Cabanita 2008. Free to copy & publish but must indicate author, modification not allowed.

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Muito bom Carlos! Deve ficar legal tambem no Corel que é vetorial. Dava pra informar o modelo e tamanho desta mesa? É que eu tambem sempre sonhei em ter uma, mas nunca tive por falta de verba.

    ResponderEliminar
  3. Tenho essa Drawmaster da NGS e posteriormente comprei também uma Wacom Bamboo One. Ambas superfícies de trabalho são +/- o A5 deitado. Creio que mesas maiores tornam-se incómodas, a não ser talvez com o Autocad e quejandos. Para desenhar gosto deste formato. Ambas mesas custam à volta de 40€ (FNAC Forum Almada). Em desenho vectorial, Corel e Illustrator funcionam bem e são capazes de usar a função pressure (traço de espessura variável conforme a pressão). Photoshop e GIMP também respondem bem a esta função, na versão fotográfica. A mesa Wacom trazia um sofware próprio um pouco infantil mas muito eficaz, Art Rage 2. Não tenho usado o Painter, mas julgo que também é compatível. Recortar máscaras no Photoshop usando a caneta é um despacho!
    O melhor software para desenho vectorial não é nem o Corel nem o Illustrator, é o programa Open Source Inkscape, que responde muito bem às variações de pressão e grava no formato Web standard SVG (www.inkscape.org).

    ResponderEliminar
  4. Anónimo13/5/10

    Obrigada por partilhar a sua opinião. Para mim foi uma ajuda.

    ResponderEliminar
  5. Carlos, você ainda usa a Wacom Bamboo One?

    Sendo a superfície de trabalho próxima de um A5 deitado, significa que o arquivo no computador também deve obedecer este limite. Ou é possível trabalhar com arquivos nas dimensões de uma folha A2 ou A3???

    Outra dúvida é saber se o "Bamboo" é bom para desenhar traços vetoriais no Corel Draw, para depois poder ajustar o traçado pelos pontos...

    Desde já agradeço a atenção.

    ResponderEliminar
  6. Eu comprei depois do natal uma da XP-Pen Deco mini7 ( https://www.xp-pen.pt/product/688.html ) das pequenas como é óbvio XD ainda não usei muito mas tenho de investir tempo nela! Essa foi uma ótima compra.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Comente, mesmo que não concorde. Gosto de palmadas nas costas, mas gosto mais ainda de polémica. Comentários ofensivos ou indiscretos podem vir a ter de ser apagados, mas só em casos extremos.

Mensagens populares deste blogue

Mamã, queremos viver!

Interseccionalidade e Teoria Crítica

Susan e Janis